Manutenção preventiva

Manutenção preventiva: a estratégia que antecipa problemas, diminuindo os custos e aumentando a produção

Essa espécie de check-up das máquinas, chamada de manutenção preventiva, conta com um cronograma de intervenções, que colabora até com a potencialização da vida útil dos equipamentos

A manutenção preventiva e a manutenção corretiva são um conjunto de atividades e recursos aplicados aos mais variados equipamentos, com o objetivo de potencializar seu rendimento, ampliar sua produção ou estabelecer padrões de flexibilidade, tornando possível a performance segura dos seus componentes.

Quando inseridos na rotina das empresas, os programas de manutenção permitem que os maquinários funcionem por mais tempo e com segurança, reduzindo custos e evitando pausas que podem prejudicar a produção.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é aquela estratégia que visa impedir problemas. Em geral, são feitas intervenções programadas, a fim de evitar que surjam falhas nos equipamentos. Baseada em um cronograma, essa ação acontece independentemente de danos reais.

Além de ser uma espécie de check-up, a manutenção preventiva ajuda a aumentar a vida útil dos maquinários, se algumas tarefas forem implementadas nessa rotina. Entre elas estão a revisão dos sistemas, a lubrificação, as calibrações e outros procedimentos indicados pelos fabricantes de cada equipamento.

Suas principais vantagens são a redução da exposição aos danos e desgastes, a diminuição dos custos relacionados à reposição de peças e componentes, além da atenuação das chances de pausa nos maquinários.

Manutenção corretiva

Já a manutenção corretiva busca reparar os problemas ou falhas que os equipamentos apresentam. Por ser uma ação mais urgente, envolve soluções mais drásticas, como a substituição de peças danificadas ou desgastadas.

Se realizado sem planejamento, esse tipo de manutenção gera altos custos para a empresa e pode comprometer a capacidade produtiva, as entregas e os lucros.

A manutenção corretiva pode, em muitos casos, ser evitada com um terceiro tipo de manutenção: a preditiva, cujo programa é baseado na inspeção sistemática e na observação frequente das modificações dos parâmetros ou condições de desempenho das máquinas.

Diferente da manutenção preventiva, que segue um cronograma que não leva em conta o estado do equipamento, a preditiva identifica o momento ideal para realizar as ações necessárias antes que uma correção mais drástica seja a única solução.

Há mais de 20 anos, a JP Soldas oferece diversos serviços para múltiplas empresas: serralheria industrial, soldagem, fabricação industrial e manutenção preventiva.

Com atuação em todo o território brasileiro e em diversos segmentos do mercado, contamos com uma equipe altamente capacitada para atender as necessidades de cada cliente.

Escolhendo a JP Soldas, você garante qualidade, eficiência e parceria duradoura. Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento!

Não deixe de acompanhar nosso Instagram, nosso Facebook e nosso LinkedIn para saber de todas as novidades em primeira mão.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!